Manter-se Focado
Uma das tarefas mais difíceis para mim está sendo a batalha diária para me manter focado e motivado com meu livro. Então, nada melhor que criar um post sobre o assunto.
Manter-se focado requer muita dedicação. Não é fácil apostar num projeto incerto e difícil e permanecer motivado o tempo todo. A autoconfiança e o otimismo, na minha avaliação, correm paralelos ao êxito. Tem horas que você está bem e tudo flui as mil maravilhas. Mas, nas muitas vezes, você está cansado, atribulado com o trabalho, doente, tem compromissos familiares, se depara com o medo do fracasso… tantos atrativos e justificativas para desviar sua atenção e tirá-lo do objetivo final… Pois é muito mais fácil justificar a não tentativa pela dificuldade a realmente arriscar.
Nas correções, quando começo a ler as primeiras versões de cada capítulo, vejo o quanto ainda falta para ficar bom. Nesse ponto, me deparo com meu inconsciente que busca o perfeccionismo, tentando dizer que meu trabalho está ruim e nunca será aprovado por uma editora. Veja que isso, para mim, é algo involuntário, pois tenho convicção que toda primeira versão de livro (antes das correções) ainda é uma pedra bruta à espera de lapidação. Então, tento ao máximo buscar esse otimismo e autoconfiança para não deixar-me abater e não desistir no meio do caminho.
Por conseguinte, eu corrijo a segunda vez e vejo que a melhora foi substancial, porém que ainda há muito a melhorar. Nessa etapa a autoconfiança começa a voltar com toda sua força.
Por fim corrijo a terceira vez. Nossa que alívio! Vem aquela sensação boa de que fiz o melhor que pude e satisfação ao concluir que o capitulo ficou bom. Contudo, como falei, isso aconteceu apenas em um capítulo. O ciclo não para e tudo se repete no capítulo seguinte.
Descrevi essa minha rotina para concluir que brigar com esses sentimentos é um trabalho árduo, pois há muitas situações na nossa rotina que nos induzem a deixarmos nossos projetos e sonhos de lado. Seja uma televisão ligada, uma cerveja, uma preguiça ou mesmo o medo… Claro que o lazer não pode ser abandonado nunca, pois é fundamental fazermos as coisas na vida com prazer, senão se torna trabalho apenas por trabalho e aquilo que deveria ser uma paixão se torna uma obrigação. O que busco então, é organizar meus dias entre lazer, emprego, compromissos e conciliar com minhas metas diárias de escrita.
Outrora li em um blog uma dica que falava que escrever é colocar a bunda na cadeira, esgarçar as mangas e jogar as palavras no papel. Concordo plenamente! Então, para conciliar tantos afazeres, eu estabeleci, faça chuva ou faça sol, uma meta mínima de terminar ou corrigir 3 páginas por dia, de domingo a quinta.
Hoje posso dizer que, essa minha meta diária e semanal, a paixão pelo que faço e o apoio familiar, amigos, namorada são o que têm me dado perseverança para seguir todos os dias em busca desse sonho… É fácil arrumarmos justificativas para nossos fracassos ou para nossa falta de iniciativa. Garanto que a grande maioria das pessoas têm sonhos, mas vivem colocando milhares de justificativas e dificuldades do porquê ainda não deram seguimento a eles.
Uma dica que dou a quem está começando a escrever um livro seria: Divida seu trabalho em metas diárias de escritas e por capítulo; tenha o projeto do seu livro bem estabelecido; e, então, divida sua meta distante e audaciosa em várias metas pequenas. (As pessoas tendem a se desmotivar quando se deparam com uma meta muito distante. Porém, ao ver seu objetivo começar a ser concluído, degrau por degrau, dias após a meta ter sido estabelecida, cada dia se torne uma batalha vencida a ser contemplada. Isso dá uma força interna que nos conduz e nos fortalece).
Por fim, crie uma rotina de escrita; estabeleça horários e crie essas metas. Depois que começares a respeitar essa organização, essa metodologia incorporará a sua essência diária e quando menos perceberes teu livro estará terminado.
Acredito que isso vale para tudo em nossa vida. Seja qual for o projeto que estamos envolvidos. Trace metas e comece a fazer AGORA. Senão o amanhã poderá se tornar uma eternidade!
Claro que isso é apenas para escrever. Um passo em meio a tantos para ter seu livro publicado. Depois de escrito vem à batalha até ser aceito por um editora. Por isso é importante olhar adiante, mas sentar e fazer agora.
O que vocês acharam dessa minha metodologia?
Aline
13 de agosto de 2013 at 0:26 //
É, tenho orgulho de você Tiago, por ter tanto força de vontade e tanta determinação.
Não é fácil mesmo, me pondo no seu lugar, não sei se já mais conseguiria.
Mas, você não: disciplinado e aberto a receber críticas!
Parabéns, parabéns mesmo! Tenho certeza que terás sucesso. E é claro que sua metodologia é a melhor possível… conseguindo conciliar o lazer e as metas, deixando ainda, alguns dias, para descanso. Acho que suas metas são bem realistas! E não metas difíceis de cumprir, que no fim ao invés de te estimularem, te derrubam… certo?
Tiago Haubert
13 de agosto de 2013 at 0:28 //
Isso Aline,
Assim eu espero! Valeu! Esse apoio está sendo fundamental!
Abraços
Tamires Cipriano
16 de agosto de 2013 at 22:53 //
Olá.
Primeiramente me desculpa a demora mas meu tempo corrido (haha e se eu escrevesse então ein? ai mesmo não teria tempo para nada).
Isto ai continue porque somente pelo post da para ver seu potencial…escreve bem e espero que vá além ainda do que todos e até você mesmo imagina e se surpreenda.
Tenho certeza que consegue.
Agora serio mesmo eu acho que não conseguiria,se fizesse isto eu simplesmente nem ficaria no blog rsrs.Mas pelo jeito além de seu emprego e escrever…se dá muito bem então siga ^^
Boa sorte e tenha um ótimo fim de semana.
Abraço.
Tamires C.
http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/
Tiago Haubert
17 de agosto de 2013 at 20:32 //
Oi Tamires,
Obrigado pela visita! Torço para que suas palavras se concretizem =D.
Hoje consigo conciliar essas coisas também porque já sou formado, na época de aulas também não conseguia conciliar tudo.
Bom final de semana para você também.
Aproveito para elogiar o novo visual do seu site, ficou bem legal!
Abraços
Tiago Haubert
Edson
22 de janeiro de 2014 at 13:56 //
Cara… é lendo coisas reais de pessoas reais como nós que dá forças para continuar e estímulos para a caminhada árdua da escrita. Leio muitas dicas de escritores que já são famosos e há um certo esquecimento de quando eles ainda eram iniciantes como nós. Obrigado pela sinceridade em dividir seus momentos de frustração conosco, porque assim enxergamos mais pessoas a nossa volta com as mesmas dificuldades.
Tiago Haubert
22 de janeiro de 2014 at 14:21 //
Olá Edson, Obrigado pelas palavras e é muito bom ver as pessoas lendo os posts =D. Sim, não é fácil se manter focado em busca de um sonho difícil, mas costumo dizer que a vida sorri para quem sorri para ela, então seguimos nessa luta. Visitei seu site! Muito bom e muita informação. TEm muita coisa que não entendo e não uso, mas encontrei matérias legais como a das fotos free de alta definição. É sempre bom termos acesso a fotos para podermos usar sem problemas de direitos autorais.
abraços